O que é fomento mercantil?


  • É a prestação de serviços, os mais variados e abrangentes, conjugada com a aquisição "pro soluto" de créditos de empresas resultantes de suas vendas mercantis ou de serviços, realizadas a prazo. (Art. 28 da Lei 8981/95, ratificado pela Resolução 2144/95, do Conselho Monetário Nacional).

Por que optar pelo fomento?


  • Porque a empresa de fomento proporciona a você:
    • A expansão dos ativos.
    • O aumento das vendas.
    • Aumento da produtividade com a eliminação do seu endividamento e redução de custos.
    • Seleção de risco das suas empresas-clientes.
    • Transformação das vendas a prazo em vendas à vista, mediante a compra dos direitos gerados por suas vendas mercantis, proporcionando-lhes os recursos necessários para o giro normal de seus negócios.
    • Venda de seus direitos mercantis sem a criacão de exigibilidades como ocorrido nas operacões bancárias.

Quais as vantagens do fomento?


  • Eliminação do endividamento.
  • Excelentes condições de barganha com fornecedores.
  • Melhor fluxo de caixa. Transforma vendas a prazo em vendas à vista.
  • Crédito ampliado: limite concedido ao sacado. Análise do padrão creditício do sacado-devedor.

  • Mais tranqüilidade nas atividades rotineiras de pagar, receber e prover recursos.

  • Mais tempo para melhorar a gestão empresarial como a busca de novos produtos e mercados, maior produção e redução dos custos operacionais.

  • Parceria: aconselhamento em decisões importantes e estratégicas, além das atividades rotineiras.
  • Dedicação à sua empresa, permitindo aprimorar a produção e a venda e melhorar a competitividade no seu ramo de negócio.

Qual a origem do fomento?


• A palavra "fomento" tem origem etimológica no latim foméntum: "o que mantém o fogo, o que esquenta ou aquece, o que conforta", por extensão "o que acalma, alívio, lenitivo".
• A Derivação, no sentido figurado, é "proteção, auxílio, apoio", "aquilo que possui amparo na lei, que está em conformidade com a justiça".
• A troca de ativos (bens e direitos), que atualmente consiste num dos pontos essenciais da atividade de Fomento, já era praticada desde a época mais remota da civilização.
• Os Fenícios, após dominarem o comércio no Mediterrâneo, chegaram à Península Ibérica e, no século VIII A.C, estabeleceram na região de Portugal um centro comercial que era chamado de Factoria.
• As Factorias dos Fenícios tinham como objetivo colocar seu agente mercantil no mercado de destino para desenvolver o comércio e reduzir o risco de crédito. A prestação de serviços de gestão de negócios é outro ponto essencial na atividade atual de fomento mercantil.
• Os Romanos, que conquistaram um enorme império, costumavam nomear um Factor nas terras conquistadas. O Factor atuava como consultor do negócio e recebia uma remuneração pelos serviços prestados. Entre estes serviços, estavam o fornecimento de informações comerciais, armazenamento de mercadorias, cobrança, entre outros
• Modernamente, o fomento caracteriza-se pela prestação de serviço conjugado com aquisição de direitos creditórios. Surgiu nos Estados Unidos, em 1808, quando um próspero Factor que prestava serviços à algumas indústrias têxteis passou a comprar os direitos creditórios das vendas que efetuava. • Atualmente, o fomento é praticado em quase todo o mundo. Além dos Estados Unidos, as atividades de fomento mercantil são praticadas e difundidas em países como Itália, Inglaterra, Suécia, Noruega, Holanda, Espanha, França e Bélgica. • Entre os países da América Latina, além do Brasil, a atividade encontra expressão no México, Colômbia, Peru e Equador.

Código de Ética BR Fomento


  • Relação com os Clientes
    Trabalhamos e buscamos:
    - Identificar e satisfazer as necessidades dos clientes, em harmonia com os objetivos de qualidade e rentabilidade da nossa empresa.
    - Criar um relacionamento de parceria.
    - Cultivar e merecer a confiança dos nossos clientes.
    - Manter uma relação objetiva e tecnicamente competente.

  • Sigilo e Privacidade
    - Asseguramos a privacidade, a confidencialidade e o sigilo referente a quaisquer informações confiadas por nossos clientes.
    - Tais informações só serão utilizadas para as atividades de fomento mercantil entre o cliente e a BR Fomento.

  • Relação com os Fornecedores
    Observamos:
    - As especificações técnicas definidas pela área competente para buscar as melhores ofertas apresentadas pelo mercado.
    - As atividades de nossos fornecedores, no sentido de não negociar com empresas que mantenham condutas inadequadas ou ilegais, tais como a exploração de trabalho infantil e a poluição ambiental.
BR Fomento - Av. Rio Branco, 840 - sala 7 - B. Rio Branco - Caxias do Sul - RS - Fone: (54) 3226.4433 • Direitos reservados • Site by Ângela Broilo